Pedra que atingiu casas tem cerca de 3 mil toneladas, afirma prefeito de Vila Velha

  • Por Jovem Pan
  • 02/01/2016 14h31
Vila Velha

A prefeitura de Vila Velha (ES) decretou neste sábado (2) estado de emergência no bairro de São Torquato, devido ao deslizamento de uma grande pedra que destruiu quatro casas no morro de Boa Vista. O incidente ocorreu na noite desta sexta-feira (01).

Em entrevista à Jovem Pan, o prefeito de Vila Velha, Rodney Miranda (DEM), contou que a pedra, que se desprendeu de uma outra com o dobro de seu tamanho, pesa cerca de 3 mil toneladas. “Ela veio rolando com uma inclinação muito grande em um espaço de no máximo 100 metros. Ela veio pulando; alguns moradores disseram que ela veio quicando e arrastando outras pequenas pedras. Ela parou em cima de outra pedra menor”, explicou.

O acidente deixou 137 famílias desalojadas, cerca de 499 pessoas, segundo confirmou a Defesa Civil do município, mas não teve nenhuma vítima fatal. “Há feridos, mas não há nenhum morto, graças a Deus. É uma obra de Deus não ter tido vítimas fatais”.

Rodney Miranda ressaltou ainda que a prioridade é dar segurança às famílias que vivem em áreas de risco e que já foram mobilizados todos os aparatos necessários para dar acolhimento às vítimas e prestar atendimento aos desabrigados. “Vamos trabalhar e vamos continuar aqui o tempo que for necessário até não ter mais riscos para nossa população”, garantiu.

Apesar da pedra estar “parada”, o prefeito de Vila Velha alertou para a possibilidade de que ela volte a descer o morro de Boa Vista. “Ela parou em um local com a possibilidade de voltar a rolar (…) toda a comunidade de Boa Vista está em risco, principalmente, se chover. A estiagem já dura alguns dias e estamos com a previsão preocupante de termos chuvas fortes. Se a chuva vier a situação fica muito mais complicada”, afirmou.

Sobre a possível causa para o acidente, Rodney Miranda disse ser algo intrigante. “É algo que também está nos intrigando. Não havia chuva [no momento do acidente]. Era um final de tarde quente. A pedra que rolou faz parte de uma outra pedra com o dobro do seu tamanho. Ela se desprendeu. Rachou 90 graus. Um terço dela desprendeu e veio descendo e parou muitos metros depois fazendo esse estrago todo”, lamentou.

Local de onde a pedra de cerca de 3 mil toneladas se desprendeu (Créditos: Fred Loureiro/Secom-ES)

*Informação sobre o peso da pedra alterado às 22h16 por retificação do prefeito de Vila Velha