Pentágono transferirá outros 10 presos de Guantánamo nas próximas semanas

  • Por Agencia EFE
  • 22/04/2015 21h31

Washington, 22 abr (EFE).- O Pentágono transferirá nas próximas semanas outros dez presos do complexo de Guantánamo para reduzir o número de detidos na prisão antes que o Congresso americano possa dificultar a saída dos réus para outros países, confirmaram nesta quarta-feira fontes do Departamento de Defesa à Agência Efe.

No total, o Pentágono espera que 57 detentos que já tiveram a transferência aprovada sejam realocados antes do fim de 2015 e deixem a prisão de Guantánamo, usada para acusados de terrorismo e que fica na base que os Estados Unidos têm em território cubano.

O jornal “Washington Post” antecipou que o plano exigiria grandes movimentos em pelo menos dois países, que o governo espera que concordem em receber entre 10 e 20 iemenitas detidos cada um, já que eles não podem ser repatriados devido à instabilidade que o país árabe atravessa.

As mesmas fontes indicaram que o secretário de Defesa americano, Ashton Carter, não aprovou ainda nenhuma transferência desde que assumiu o cargo, em fevereiro, mas assinará nas próximas semanas a repatriação de vários presos ao Marrocos e à Mauritânia, e a transferência de seis presos iemenitas para um terceiro país.

A última transferência realizada pelo Pentágono foi em janeiro, quando os Estados Unidos enviaram quatro iemenitas a Omã e um à Estônia.

Ainda há 122 presos em Guantánamo que aguardam serem levados para outros países. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.