Personagem popular da web, Dilma Bolada pode virar livro

  • Por Agencia Brasil
  • 02/02/2014 12h28

O personagem da Dilma Bolada foi criado originalmente no Twitter, e se expandiu para as outras redes (Imagem: Reprodução/Web)

Com mais de um milhão de seguidores no Facebook, 176 mil no Twitter e 200 mil no Google+, a Dilma Bolada, personagem fictício baseado na presidenta Dilma Rousseff, se tornou um fenômeno na web que já foi notícia em mais de 150 veículos de comunicação e venceu, por duas vezes, o Shorty Awards, um dos maiores prêmios para mídias sociais do mundo: em 2013, como “Melhor perfil fake (falso)”, e em 2013, na categoria “Melhor Uso das Redes Socias”.

A ideia pode ser transformada em livro, segundo o criador Jeferson Monteiro, 23 anos, afirmou ao Portal EBC durante a Campus Party, em São Paulo. A obra abordaria os quatro anos de governo da presidenta sob a ótica do personagem, característico pelos conteúdos e línguagens carregados de humor. O criador da Dilma Bolada fez uma palestra no evento de tecnologia neste sábado (02/02), para falar sobre a criação do personagem e do seu trabalho nas redes sociais.

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Jeferson Monteiro fez palestra sobre a Dilma Bolada na Campus Party 2014 (Foto: Ana Elisa Santana/Portal EBC)

Estudante de publicidade, ele atualmente se dedica integralmente à Dilma Bolada, que mistura a realidade com a ficção. “Como ela é moldada em uma pessoa que realmente existe, que está presente na realidade das pessoas, acaba tendo uma identificação muito forte”, acredita. “Apesar da Dilma Bolada não ser a Dilma, ela se tornou uma figura pública, mesmo que fictícia. É uma linha tênue entre o real e o imaginário que eu preciso sustentar”, comenta.

As postagens, com linguagem própria da personagem, criaram, no decorrer do tempo, características como as hashtags “Rainha do Povo”, “Diva das Nações” e “Soberana nas Américas”. “Elas funcionam como sintetizadoras das ideias”, explica Jeferson. Confira no vídeo abaixo:
 

Jeferson trabalha com duas frentes: uma de variedades, em que a personagem interage com celebridades e líderes de governo em conversas fictícias, comenta programas de TV, e outra – segundo ele, menos frequente – em que as postagens são baseadas na agenda oficial da presidenta. Ele defende que o conteúdo é o motivo do sucesso dos perfis da Dilma Bolada na web. “Não me preocupo com métrica. (…) Com o conteúdo de qualidade, relevante, você vai ter pessoas relevantes na sua página, engajadas, que buscam sua página”.

Mesmo vivendo, atualmente, com dedicação exclusiva à Dilma Bolada, o jovem de 23 anos diz não pensar com o futuro do personagem e afirma que continuará alimentando os perfis enquanto considerar que há potencial. “Não tenho uma preocupação hoje com a reeleição ou não da presidenta. O que eu faço hoje é muito mais voltada para a variedade do que uma bandeira política”, argumenta. Confira no vídeo abaixo:
 

 

Dilma Rousseff e Jeferson Monteiro, criador do Dilma Bolada, se encontraram pessoalmente em 2013 (Roberto Stuckert Filho/PR)

A notoriedade dos perfis da personagem resultou em um encontro, em 2013, de Jeferson com a presidenta Dilma Roussef. O momento marcou a volta de Dilma ao Twitter, onde ela não fazia publicações desde as eleições de 2010. A partir de então, Jeferson se adaptou à presença da Dilma “real” na web. “A Dilma Bolada trata como perfil pessoal e perfil profissional”, explica o criador do personagem, que considera positiva a volta da presidenta à rede social. “É bacana a retomada dela pra rede, porque é um espaço onde todo mundo tem que ficar inteirado”, diz.

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