Pesquisa aponta que 75% dos brasileiros desejam comprar ou trocar de veículo
É cada vez maior o número de brasileiros que querem deixar de usar o transporte coletivo. Com a pandemia, mais pessoas querem usar o carro como meio de transporte. Uma pesquisa da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos (Anfavea) e da Webmotors mostra um consumidor mais confiante e decidido, com 75% dos brasileiros afirmando que desejam comprar ou trocar de veículo ainda em 2021. Ao todo, foram 4.240 mil entrevistados. No geral, a análise é que há demanda pelos veículos, mas a falta de peças impacta no setor. A indústria registrou em junho sua menor produção em 12 meses, com a produção de 167 mil unidades, o que representa uma queda de 13,4% sobre o resultado de maio, revelou o presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes.
“O problema dos semicondutores é um problema global, afetando a indústria mundial de automóveis. Ele afetou no primeiro semestre, deve continuar afetando no segundo semestre. Segundo pesquisas e estudos que fizemos junto com especialistas sobre o tema, a indústria deve perder entre 5 a 7 milhões de unidades”, afirmou, pontuando que a situação deve normalizar apenas em meados de 2022. As montadoras fecharam o primeiro semestre com 1.150.000 veículos fabricados, o que representa uma alta de 57% sobre o mesmo período do ano passado. As vendas cresceram 32% no semestre. Com o gargalo na produção e a oferta limitada de carros novos, o mercado de seminovos também se beneficiou. De acordo com a pesquisa, 58% dos entrevistados consideram o preço do zero quilometro ainda muito alto, o que é mais um obstáculo para comprar um carro novo.
[jp-related-posts ids=”1124984,1122184,1117435″]
*Com informações do repórter Marcelo Mattos
continue lendo
Notícias
Morre o influenciador Lito Sousa aos 59 anos
O piloto de avião havia recebido diagnóstico para doença Creutzfeldt-Jakob (DCJ)
- Jão amplia turnê de Memórias Póstumas; confira agenda da semana Fabrizio Neitzke · há 9 horas
- Ex-prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini é candidato ao governo do ES Júlia Lara · há 2 semanas
- Estreante, conheça a médica Natasha Slhessarenko que disputa governo de MT e realizou o sonho da mãe Sarah Américo · há 2 semanas
- Medalista olímpica, Leila do Vôlei tenta reeleição ao Senado pelo DF Júlia Lara · há 4 semanas