Pesquisa aponta que um em cada quatro menores de idade consome álcool no país

  • Por Jovem Pan
  • 27/03/2014 11h41

Um em cada quatro menores consome álcool no Brasil, aponta levantamento da Unifesp – Universidade Federal de São Paulo. O estudo revela ainda que na faixa entre 14 e 25 anos, metade da população é adepta das bebidas alcoólicas.

Apesar do endurecimento da Lei Seca no país, 30% dos homens com até 25 anos admitem já terem dirigido depois de beber. A psiquiatra da Unifesp, Renata Rigacci Abdalla, diz a Anderson Costa que o aumento da ingestão de bebidas alcoólicas entre os menores é preocupante.

*Ouça os detalhes no áudio

O consumo excessivo entre os homens subiu 31 por cento entre 2006 e 2012 e entre as mulheres, o aumento foi de 24%. O chefe do Centro de Assistência Toxicológica do Hospital das Clínicas, Anthony Wong, ressaltou os prejuízos causados pelo álcool nas meninas.

A pesquisa revelou ainda que a proporção de mulheres que consome cocaína no país já é maior do que aquelas que usam maconha. O levantamento trouxe outro dado preocupante: um terço dos jovens entre 14 e 25 anos admitiram não usarem camisinha nas relações sexuais.