Pesquisa mostra Hillary à frente de Trump nos EUA, mas há empate técnico

  • Por Estadão Conteúdo
  • 15/09/2016 12h26
Montagens sobre fotos/ EFE Hillary Clinton e Donald Trump

Uma pesquisa divulgada, nesta quinta-feira, 15, pelo New York Times e pela CBS mostra a candidata democrata à presidência dos Estados Unidos, Hillary Clinton, com 46% das intenções de voto em todo o país, à frente dos 44% de intenções para o nome republicano à Casa Branca, Donald Trump. O quadro, porém, é de empate técnico, já que a sondagem tem margem de erro de três pontos porcentuais.

Quando são colocados em questão os quatro candidatos, Trump e Hillary aparecem empatados com 42%, o indicado do Partido Libertário, Gary Johnson, tem 8% de apoio e a candidata do Partido Verde, Jill Stein, 4%. A pesquisa mostra descontentamento com os principais candidatos. Entre os que pretendem votar em Hillary ou Trump, apenas pouco mais da metade mostram um forte apoio a eles, aponta o jornal norte-americano. Os demais apontam reservas sobre o próprio candidato ou dizem que estão simplesmente votando para derrotar o rival, segundo o New York Times.

No geral, apenas 43% dos eleitores ouvidos mostram-se muito entusiasmados para votar em novembro – o voto não é obrigatório nos EUA. Entre os eleitores de Trump, 51% mostram-se muito entusiasmados, enquanto entre os partidários da ex-secretária de Estado 43% do total estão muito animados para votar.

Hillary supera Trump entre as mulheres, aqueles que não são brancos e os eleitores mais jovens. Já Trump vence com folga entre os brancos, com 57% a 33%. Entre as mulheres brancas, Hillary aparece com 46% e Trump possui 45% das intenções.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.