Petrobras anuncia aumento de 3% para a gasolina e 5% para o diesel na refinaria
A Petrobras anunciou nesta quinta-feira o reajuste de preços de combustíveis. O aumento de 3% para a gasolina e de 5% para o diesel vale já a partir desta sexta-feira, 07 de novembro.
O acréscimo será feito no preço de venda nas refinarias. Nas bombas, diretamente para o consumidor, o reajuste pode ser outro e até demorar um pouco mais.
Após reunião do Conselho de Administração da Petrobras, a presidente da empresa Graça Foster disse na terça que “aumento de gasolina não se anuncia, pratica-se”.
O reajuste agora praticado já era esparado pelo mercado há meses, mas o Governo vinha represando os preços dos combustíveis, como o faz com a gasolina.
Muito se criticava também que as contas e decisões da Petrobras, que é uma empresa de capital misto com maioria de ações estatais, vinham sendo gerenciadas também de acordo com conjunturas políticas, para ajustar as contas do País, na estratégia conhecida como “contabilidade criativa”.
O preço sobre o qual incide o aumento não inclui impostos federais como o CIDE e o PIS/Cofins e o tributo estaduak ICMS.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.