PF deflagra 4ª fase da Operação Descarte, que apura uso de empresas fantasmas em esquemas de lavagem
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (11) a Operação E O Vento Levou. Esta é a quarta fase da Operação Descarte, um trabalho conjunto da PF, Receita Federal e Ministério Público Federal que investiga rede empresas fantasmas utilizadas em esquemas de lavagem de dinheiro e pagamento de propina.
Foram expedidos pela 2ª Vara Criminal da Justiça Federal de São Paulo 26 mandados de busca e apreensão para os endereços das pessoas e empresas envolvidas com os fatos investigados, nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte (MG), Taubaté (SP), Nova Lima (MG) e Mogi das Cruzes (SP).
O objetivo da operação desta quinta é apurar o desvio de dinheiro da empresa CEMIG Geração e Transmissão por meio do aporte de R$ 850 milhões na empresa Renova Energia SA com posterior repasse de parte deste recurso por meio do superfaturamento de um contrato com a empresa Casa dos Ventos e escoamento dos valores através de sua transferência a várias empresas. Em seguida, o dinheiro foi convertido em espécie e distribuído a diversas pessoas.
Os investigadores apuram a participação de executivos e acionistas da Andrade Gutierrez, da CEMIG, da Renova e da Casa dos Ventos na fraude, além dos operadores financeiros e outras empresas usadas para escoar o dinheiro desviado.
Os investigados desta fase deverão responder, na medida de sua participação nos fatos, pelos crimes de associação criminosa, peculato, evasão de divisas, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica, cujas penas, somadas, poderão resultar de 9 a 38 anos de prisão.
O nome da nova fase, “E o Vento Levou”, remete à área de atuação da empresa e ao esquema de lavagem de dinheiro para escoamento dos valores desviados do seu caixa.
Assuntos
continue lendo
Notícias
Lula derrota família Bolsonaro pela segunda vez
Com vantagem no 1º turno, Flávio Bolsonaro recebeu 48%
- Quem é Celina Leão, amiga de Michelle Bolsonaro que foi reeleita governadora do DF Jovem Pan · há 1 semana
- Datafolha: Flávio Bolsonaro é rejeitado por 46%; Lula, por 45% Jovem Pan · há 2 semanas
- ‘Bondades’ anunciadas por Lula em 2026 somam até R$ 178,1 bilhões ao ano Jovem Pan · há 3 semanas
- Trump diz que Groenlândia tem maior reserva de petróleo do mundo e que ela será explorada Estadão Conteúdo · há 3 semanas