Polícia australiana descobre rede mundial de lavagem de dinheiro

  • Por Agência Brasil
  • 23/01/2014 09h42

A polícia australiana informou hoje (23) que descobriu uma rede mundial de lavagem de dinheiro, com operações em mais de 20 países e fundos enviados para grupos como o Hezbollah (organização com atuação política e paramilitar fundamentalista islâmica xiita sediada no Líbano).

A Comissão de Crime indicou que mais de US$ 580 milhões (dólares australianos) em droga e dinheiro foram apreendidos na Operação Eligo, desenvolvida durante um ano, contra a lavagem de dinheiro. Foram identificados 18 grupos de crime organizado e 128 indivíduos que atuavam em mais de 20 países.

A Operação Eligo prendeu 105 pessoas e fechou três grandes laboratórios clandestinos de metanfetaminas, além da maior estufa de maconha na Austrália.

De acordo com a imprensa australiana, os criminosos tinham como alvo estrangeiros e estudantes que aguardavam remessas do exterior, sequestrando essas transações e depositando o dinheiro sujo nas contas dessas pessoas.

Pelo menos uma das casas de câmbio usadas no Oriente Médio e na Ásia entregava uma parte de cada dólar que era lavado para o movimento libanês xiita e aliado do regime sírio Hezbollah, considerado na Austrália uma organização terrorista.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.