Braga Netto volta a pedir revogação da prisão após mais de 190 dias detido
Após mais de 190 dias preso, o general da reserva e ex-ministro da Casa Civil, Walter Braga Netto, voltou a solicitar ao Supremo Tribunal Federal (STF) a revogação da prisão preventiva. A defesa argumenta que o cenário atual não justifica a manutenção da medida extrema. Braga Netto está detido desde 14 de dezembro de 2024, acusado de tentar interferir nas investigações sobre uma possível tentativa de golpe de Estado. Segundo os advogados, com o fim da fase de instrução do processo, os motivos que sustentaram sua prisão não se mantêm.
“Inexiste investigação ou ato instrutório a serem protegidos, de modo que se afasta o risco que fundamentou, inicialmente, a decretação da prisão”, destacou a defesa no novo pedido ao STF. Os advogados afirmam ainda que Braga Netto tem colaborado com a Justiça e cumprido todas as medidas determinadas, o que, segundo eles, reforça a viabilidade de substituição da prisão por medidas cautelares alternativas, como o monitoramento eletrônico, já em uso.
[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_3anos-JPNews.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
Nesta terça-feira (24), Braga Netto compareceu a Brasília usando tornozeleira eletrônica para participar de uma acareação com o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro, peça-chave nas investigações que envolvem a cúpula militar e política do governo anterior.
O novo pedido de revogação será avaliado pelo Supremo nos próximos dias. A expectativa da defesa é de que, com o fim da instrução processual e a ausência de riscos à investigação, a Justiça opte por revogar a prisão preventiva e aplique medidas alternativas.
[jp-related-posts ids=”2001763,2001743″]
Assuntos
continue lendo
Política
Moraes determina destruição de armas de Bolsonaro
Ministro considerou que os armamentos eram empregados ou destinados à prática criminosa
- PGR pede para arquivar depoimento de Vorcaro em que ele diz ter sofrido supostas ameaças Jovem Pan · há 45 minutos
- CCJ do Senado aprova PEC da Segurança Pública Fernando Keller · há 5 horas
- Lula comemora aprovação da Escala 6×1 na CCJ: ‘Vitória importante’ Jovem Pan · há 5 horas
- Flávio Bolsonaro minimiza encontro de Mendonça com Vorcaro: ‘cortina de fumaça’ Estadão Conteúdo · há 6 horas