‘Sou heterossexual’, diz presidente da Colômbia sobre suposto vídeo com mulher trans
“Sou heterossexual”, escreveu no X (antigo twitter), nesta quarta-feira (3), o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, em resposta a um vídeo divulgado pela redes sociais em que ele supostamente aparece de mãos dadas com uma mulher trans. Imagens de um homem de boné e camisa branca junto de uma mulher de vestido azul circularam na rede social X na segunda-feira, com a afirmação de que se tratava do mandatário colombiano. O vídeo teria sido gravado no centro histórico da Cidade do Panamá, onde Petro estava em viagem no mesmo dia para a posse de seu homólogo José Raul Mulino. Sem confirmar sua veracidade, Petro respondeu a um das centenas de comentários que caçoavam de sua suposta companhia. “Eu sou heterossexual, mas jamais escutarão ou lerão de mim uma palavra transfóbica, porque não só deixaria de ser homem, mas sim humano”, escreveu o presidente no X. Os usuários que afirmam que se trata de Petro mostraram coincidências entre as roupas usadas pelo homem no vídeo e as usadas pelo presidente quando ele desembarcou na capital do Panamá. A Presidência não se pronunciou sobre o assunto, entretanto, seguidores do presidente afirmam que se trata de uma montagem.
[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/cta_logo_jp_geral.png” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
“Sempre considerei que a intimidade é a ‘última razão’ da liberdade, a última trincheira do ser livre, e conservarei esse princípio até que escreva sobre mim ou morra”, acrescentou Petro.
Alguns usuários afirmam que a mulher é uma apresentadora de televisão trans colombiana chamada Linda Yepes. Em uma entrevista ao canal Univisión, Yepes se recusou a confirmar se é ela quem aparece no vídeo.
“Não posso dar detalhes ainda (…) não posso dar uma resposta concreta porque estou recebendo ameaças”, disse. “Estou sendo chamada pela equipe presidencial, estarei aqui pronta para vocês quando me permitirem falar”, acrescentou.
Petro, o primeiro esquerdista no poder na Colômbia, é um forte defensor dos direitos LGBTQIA+, um eleitorado que em boa parte apoiou sua chegada à presidência em 2022.
Siempre he considerado que la intimidad es la “última ratio” de la libertad, la última trinchera del ser libre, y conservaré este principio hasta que escriba de mi mismo o muera.
Pero estos miles de mensajes transfóbicos que han estallado en manos de una sociedad de derechas,… https://t.co/o94OztkGpA
— Gustavo Petro (@petrogustavo) July 3, 2024
*Com informações da AFP
publicado por Tamyres Sbrile
[jp-related-posts ids=”1654051,1653978″]
continue lendo
Mundo
Melania Trump anuncia cessar-fogo em cidade ucraniana ocupada pela Rússia
Oleshky está situada perto do rio Dnieper, onde ocorreram boa parte dos piores combates entre os russos e a Ucrânia; segundo a primeira-dama, medida deve começar em 29 de outubro
- Musk doa mais de US$ 445 milhões para apoiar candidatos republicanos de Trump Estadão Conteúdo · há 2 horas
- Ataque a tiros deixa um morto e quatro feridos em Paris Estadão Conteúdo · há 4 horas
- Israel mata dois suspeitos de ataque na Cisjordânia e anuncia cerco militar Jovem Pan · há 4 horas
- Milhares de manifestantes vão às ruas de Paris após suspensão da proibição de protestos Estadão Conteúdo · há 19 horas