TSE deve publicar acórdão sobre julgamento de Castro na segunda-feira (13)
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve publicar na segunda-feira (13) o acórdão do julgamento que resultou na cassação do mandato do ex-governador do Rio de Janeiro Cláudio Castro (PL). A decisão abre caminho para o Supremo Tribunal Federal (STF) retomar a votação sobre como será a forma de escolha do próximo chefe do Executivo fluminense.
O acórdão é a transcrição formal dos votos e debates ocorridos ao longo do julgamento. Em caráter reservado, integrantes do TSE explicaram que o texto não tratará da sucessão no Rio de Janeiro, porque esse assunto não foi alvo das discussões em plenário.
Na quarta-feira (8), o STF começou a julgar duas ações que questionam os critérios de escolha para quem completará o mandato de Castro e ficará no poder até o fim deste ano. Uma parte do Supremo quer a realização da eleição indireta na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).
Outra ala do tribunal defende eleições diretas. Ministros chegaram a sugerir que seja realizada apenas uma eleição neste ano, para definir de uma só vez quem completará o mandato de Castro e o titular do governo a partir de 2027.
Na quinta-feira (9), o ministro Flávio Dino pediu vista (mais tempo para análise). Disse que, antes de votar, queria ler o acórdão do TSE, até para entender o que a Corte decidiu. Alguns ministros do Supremo têm expectativa de que o documento traga pistas sobre a forma de sucessão de poder no estado.
Com o acórdão publicado, Dino poderá liberar o caso para a votação ser retomada ainda nesta semana, a depender da inclusão em pauta pelo presidente da Corte, Edson Fachin. Até agora, quatro ministros votaram pela eleição indireta e um, pela direta. Outros cinco ministros ainda vão votar.
Em caráter reservado, ministros do TSE disseram temer que os colegas do STF interpretem trechos do documento a partir do voto que pretendem dar — seja pela eleição direta, seja pela indireta.
*Estadão Conteúdo
continue lendo
Política
Dino usa precedente sobre liberdade de imprensa para liberar posts sobre Nossa Senhora
A postagem de Tabet dizia que "a família miliciana odeia tanto mulher preta, que resolveu atacar a Nossa Senhora Aparecida!"
- Tebet chama Eduardo Bolsonaro de covarde e diz que irá processá-lo Estadão Conteúdo · há 22 minutos
- Zema diz que manterá candidatura, mas promete união ‘contra o PT’ no 2ª turno Estadão Conteúdo · há 1 hora
- Após MP das bets, governo mineiro anuncia ajuda de R$ 32 mi para clubes Estadão Conteúdo · há 2 horas
- Como o posicionamento histórico de Paulo Maluf moldou a direita no Brasil Jovem Pan* · há 3 horas