Voto de Fux forma maioria no STF para validar a delação de Mauro Cid
O ministro Luiz Fux, da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta quarta-feira (10) pela validação do acordo de delação premiada de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro. Com o posicionamento, Fux se soma a Alexandre de Moraes e Flávio Dino, consolidando a maioria da turma a favor da colaboração. A defesa dos réus havia contestado a validade do acordo, alegando que Cid teria sido coagido.
Segundo Fux, a argumentação não se sustenta, já que Cid foi chamado pela Polícia Federal para esclarecer novos fatos revelados durante a apuração. “Ele não foi convocado para inventar, mas para relatar fatos novos que a própria polícia lhe notificava”, disse.
[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_3anos-JPNews.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
O ministro também ressaltou que Mauro Cid colaborou sempre acompanhado por advogados e que eventuais advertências sobre o descumprimento do pacto integram o procedimento natural de uma delação. Cid é um dos oito réus apontados pela PGR como integrantes do núcleo central da tentativa de golpe de Estado, acusado de crimes que podem levar a até 43 anos de prisão.
[jp-related-posts ids=”2054451,2054309″]