Polônia exige fim dos “movimentos provocadores” na Crimeia

  • Por Agencia EFE
  • 01/03/2014 08h03

Berlim, 1 mar (EFE).- O governo da Polônia emitiu um comunicado neste sábado para cobrar respeito à integridade territorial da Ucrânia e exigir o fim dos “movimentos provocadores” de tropas registrados na península da Crimeia.

Através de um comunicado do Ministério das Relações Exteriores, o Executivo polonês, sem citar expressamente a Rússia, advertiu que todas as decisões que serão tomadas nos próximos dias, incluindo as militares, “podem ter consequências irreparáveis na ordem internacional”.

A Polônia, envolvida desde o início da crise em busca de uma solução dialogável para o país vizinho, pediu aos países que assinaram o Memorando de Budapeste com a Ucrânia em 1994 – EUA, Rússia e Reino Unido – a “respeitar e cumprir seus compromissos”.

Na ocasião, os signatários desse memorando, que facilitou o desarmamento nuclear da Ucrânia, se comprometeram a garantir a soberania e a segurança do país.

“Neste momento é fundamental respeitar a legalidade internacional e os princípios fundamentais da Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa (OCDE)”, finalizou o governo polonês em sua nota. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.