Presidente da Alemanha é atingido por ovo durante ato em Praga

  • Por Agencia EFE
  • 17/11/2014 18h03

Praga, 17 nov (EFE).- O presidente da Alemanha, Joachim Gauck, foi atingido nesta segunda-feira em Praga por um ovo que, na realidade, estava dirigido contra o chefe de Estado da República Tcheva, Milos Zeman, durante as comemorações da chamada Revolução de Veludo.

Zeman era hoje anfitrião de seus colegas do chamado Grupo de Visegrado, integrado por República Tcheca, Eslováquia, Hungria e Polônia, aos que uniu-se Gauck.

Juntos assistiram a vários atos comemorativos da Revolução de Veludo, o processo pacífico de transição do comunismo à democracia ocorrido há 25 anos.

O incidente aconteceu no campus universitário de Albertov, em Praga, onde foi inaugurada uma placa comemorativa das manifestações estudantis de novembro de 1939, contra o nazismo, e de 1989, contra o comunismo.

No momento da agressão, Gauck estava em um pódio junto ao presidente tcheco, o húngaro János Áder, o polonês Bronislav Komorowski e o eslovaco Andrej Kiska.

Segundo declarou à imprensa um porta-voz da presidência tcheca, Gauck decidiu continuar com o programa de sua visita oficial a Praga após o incidente.

Zeman gerou grande polêmica na República Tcheca por minimizar a importância dos protestos estudantis que começaram há 25 anos as mudanças políticas na então Tchecoslováquia. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.