Presidente da China critica ‘mentalidade da Guerra Fria’ em Fórum de Davos
O presidente da China, Xi Jinping, criticou o que chamou de mentalidade ultrapassada da Guerra Fria. Ele participou do Fórum Econômico Mundial, que teve início nesta segunda-feira, 25, de forma online. A cidade suíça de Davos, que geralmente é a sede do evento, neste ano não vai receber ninguém por causa da pandemia. Segundo Xi Jinping, a divisão do mundo é prejudicial ao bem estar social. “No mundo atual, a abordagem equivocada de antagonismo e confronto, seja na forma de Guerra Fria, guerra quente, guerra comercial ou guerra tecnológica, acabaria prejudicando os interesses de todas as nações e sacrificando o bem-estar das pessoas.”
De acordo com Xi Jinping, essa guerra fria ideológica trará mais divisão e mais confronto ao mundo. “Construir pequenos grupos ou iniciar uma nova Guerra Fria, rejeitar, ameaçar ou intimidar os outros, impor deliberadamente dissociação, interrupção do fornecimento ou sanções e criar isolamento ou estranhamento só vai levar o mundo à divisão e até ao confronto”, disse. O recado parecia ter como destino o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. O americano tem planos de revitalizar alianças globais para frear a influência chinesa. Xi jinping pediu, ainda, que os países abandonem o preconceito ideológico. Ele afirmou que a diferença por si só não é motivo de preocupação, mas sim a arrogância, o preconceito e o ódio.
[jp-related-posts ids=”1039282,1039139,1039099″]
*Com informações da repórter Nicole Fusco
Assuntos
continue lendo
Eliseu Caetano
Prisão de Eduardo Bolsonaro depende dos EUA, e extradição pode passar por Marco Rubio
Condenado pelo STF a quatro anos e dois meses de prisão, ex-deputado está em território americano; tratado entre os dois países prevê análise judicial e decisão final do secretário de Estado dos EUA
- Eleições 2026: mais de 33,4 milhões de brasileiros deixaram de votar no 1º turno Jovem Pan · há 4 dias
- Allyson Bezerra e Cadu Xavier vão para o 2º turno pelo governo do RN Júlia Lara · há 4 dias
- Otaviano Pivetta é reeleito governador do Mato Grosso Jovem Pan · há 4 dias
- Morre o influenciador Lito Sousa aos 59 anos Jovem Pan · há 1 semana