Presidente do Burundi é reeleito com 69% dos votos

  • Por Agencia EFE
  • 24/07/2015 15h39

Bujumbura, 24 jul (EFE).- O presidente do Burundi, Pierre Nkurunziza, foi reeleito para um terceiro mandato de cinco anos ao vencer as eleições realizadas no último dia 21 de julho com 69,41% dos votos, informou nesta sexta-feira a comissão eleitoral.

Seu rival mais próximo, o líder da Frente Nacional de Libertação (FNL), Agathon Rwasa, obteve 18,99% dos votos, enquanto o candidato do Uprona, Gérard Nduwayo, conseguiu 2,14% dos eleitores.

As eleições presidenciais aconteceram em meio a uma grande tensão por causa da onda de violência depois que Nkurunziza anunciou sua intenção de aspirar à reeleição, contra o que estabelece a Constituição do Burundi, que fixa em dois o limite de mandatos presidenciais.

Os três candidatos da oposição anunciaram alguns dias antes que iam sair da corrida presidencial ao considerar que este processo era uma “farsa”.

Organizações internacionais como a União Africana (UA) e a Comunidade da África Oriental pediram ao Burundi que não realizasse o pleito, por causa da pouca legitimidade que teriam seus resultados e preocupadas também com o clima de violência que o país atravessa.

As revoltas populares que começaram no final de abril para protestar contra os planos de Nkurunziza de se perpetuar no poder já custaram a vida de mais de 80 pessoas, e inclusive houve uma tentativa de golpe de estado em meados de maio.

Mais de 160 mil pessoas fugiram do Burundi por medo da repressão política e buscaram refúgio em Ruanda, Tanzânia e na República Democrática do Congo, segundo dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur).

A organização Médicos Sem Fronteiras (MSF) alertou que o campo de refugiados de Nyarugusu, no oeste da Tanzânia, está “no limite”, já que aos 78 mil burundineses que chegaram nas últimas semanas é preciso somar os 64 mil refugiados congoleses que lá vivem desde 1997.

O partido de Nkurunziza, o Conselho Nacional para a Defesa da Democracia, também venceu com contundência nas eleições legislativas realizadas no dia 29 de junho, nas quais obteve 77 das 100 cadeiras em disputa. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.