Presidente do México diz que vai aumentar buscas por estudantes desaparecidos

  • Por Agencia EFE
  • 30/10/2014 03h17
  • BlueSky

Cidade do México, 29 out (EFE).- O presidente do México, Enrique Peña Nieto, anunciou nesta quarta-feira uma série de acordos conseguidos com os pais dos 43 estudantes desaparecidos há mais de um mês em Iguala, entre eles o de “fortalecer os esforços de localização com um novo plano de busca”.

Depois de uma reunião de quase seis horas com as famílias na residência presidencial, Peña Nieto disse, em mensagem ao país, que também foi acordada a criação de uma comissão mista de acompanhamento e informação “com o propósito de mantê-los informados cotidianamente sobre as investigações”.

Essa comissão contará com pessoal da Procuradoria Geral da República (PGR), da Secretaria de Governo e dos próprios pais dos estudantes, que decidirão quem mais poderá fazer parte da mesma, explicou.

Outro ponto estipulado foi o de oferecer atendimento integral e apoio às famílias das seis pessoas que morreram nos incidentes de 26 de setembro, quando os estudantes desapareceram, e também aos feridos e seus parentes.

Além disso, o presidente comprometeu o apoio do governo às escolas normais (para professores) nas zonas rurais do país através da formação de um grupo de trabalho que identifique as necessidades de cada lugar para sanar suas deficiências.

Cerca de 70 pessoas participaram da reunião, entre elas o secretário de Governo, Miguel Ángel Osorio, e o titular da PGR, Jesús Murillo. EFE

msc/rpr

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.