Presidentes da Unasul já estão em Brasília para cúpula com Brics

  • Por Agencia EFE
  • 16/07/2014 12h07

Brasília, 16 jul (EFE).- Os presidentes dos doze países da Unasul chegaram a Brasília para a inédita cúpula que será realizada nesta quarta-feira entre o bloco e os líderes do grupo Brics, composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

O último líder a chegar foi o presidente paraguaio Horacio Cartes. A reunião será realizada no Palácio do Itamaraty.

Já a União das Nações Sul-Americanas (Unasul) é formada por Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Chile, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela.

Embora seja um mecanismo de caráter mais político que econômico, os líderes dos Brics pretendem apresentar aos chefes de Estado e de governo sul-americanos as oportunidades oferecidas pelo Novo Banco de Desenvolvimento, cuja criação foi anunciada ontem pelas cinco grandes potências emergentes do mundo.

A criação do banco de fomento dos Brics foi formalizada nesta terça-feira em Fortaleza durante a 6ª cúpula do fórum.

A nova instituição nasce com um capital de US$ 50 bilhões e deverá começar a operar a partir de 2016, após ser ratificada pelo parlamento dos países do grupo. O objetivo é financiar projetos de infraestrutura e desenvolvimento nos países mais pobres.

Entre hoje e amanhã também se espera em Brasília a chegada dos chefes de Estado de Cuba, Raúl Castro, e Costa Rica, Luis Guillermo Solís, assim como do primeiro-ministro de Antígua e Barbuda, Gaston Browne, que junto ao equatoriano Rafael Correa compõem o quarteto da Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (CELAC).

Na quinta-feira, os representantes do quarteto, assim como alguns dos presidentes de países da Unasul, participarão de reunião com o presidente da China, Xi Jiping, e a presidente Dilma Rousseff para discutir a criação do Fórum Permanente China-CELAC.

Para essa reunião também era esperado o presidente do México, Enrique Peña Nieto, que não poderá participar mas enviará um representante. EFE

ed/dk

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.