Procon quer acabar com acúmulo de fios em postes de SP
A Fundação Procon-SP pretende multar as empresas de telecomunicação que não estejam cumprindo as normas na chamada operação Gambiarra, que verifica a quantidade de fios emaranhados nos postes do estado de São Paulo. De acordo com a Enel, 300 dessas empresas estão com a fiação irregular tanto na capital quanto em 23 cidades do entorno.
Além de poluírem o visual da cidade, os fios emaranhados provocam riscos de curto circuito. Segundo o Procon, as multas serão aplicadas com o auxílio de dados da Enel.
É o que explica o diretor executivo da instituição, Fernando Capez. “De acordo com resolução da Anel/Anatel, uma resolução conjunta, somente pode passar seis fios entre os postes, com uma distância de 50 centímetros entre eles. Por essa razão, o Procon vai agir duramente e vai obrigar essas empresas a obedecerem a regulamentação. Muitas áreas já deveriam ter a fiação soterrada, e não se encontram porque estão em atraso. O Procon vai multá-las e vai interditar, temporariamente, o seu funcionamento.”
A Enel informou, no entanto, que das 300 empresas em situação irregular, a distribuidora só consegue identificar 100.
*Com informações da repórter Marcela Rahal
continue lendo
Brasil
Operação mira rede ilegal de bets que movimentou R$ 734 milhões
A operação mobiliza cerca de 200 policiais civis das polícias civis do DF, São Paulo (PCSP), Goiás (PCGO), Paraná (PCPR), Ceará (PCCE) e Rio Grande do Norte (PCRN)
- Lula derrota família Bolsonaro pela segunda vez Jovem Pan · há 2 semanas
- Quem é Celina Leão, amiga de Michelle Bolsonaro que foi reeleita governadora do DF Jovem Pan · há 2 semanas
- Datafolha: Flávio Bolsonaro é rejeitado por 46%; Lula, por 45% Jovem Pan · há 2 semanas
- ‘Bondades’ anunciadas por Lula em 2026 somam até R$ 178,1 bilhões ao ano Jovem Pan · há 3 semanas