Professores de universidades federais encerram greve após 139 dias

  • Por Agência Estado
  • 13/10/2015 18h32
RIO DE JANEIRO,RJ,08.06.2015:PROTESTO-RJ - Faixas de protesto são vistas na entrada do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ, no Largo de São Francisco de Paula, centro do Rio de Janeiro (RJ), nesta segunda-feira (8). As faixas são de apoio a greve estudantil, contra o ajuste fiscal e cortes na educação. (Foto: jose lucena/Futura Press/Folhapress) Folhapress UFRJ

Mesmo sem concordar com a proposta de reajuste salarial do Ministério da Educação, os professores das universidades federais decidiram encerrar a greve, a mais longa já registrada, de 139 dias. Eles voltam às aulas entre esta terça-feira, 13, e a sexta-feira, 16.

Segundo o Andes, um dos sindicatos da categoria, 37 das 63 universidades ainda estavam em greve até semana passada, além de dois institutos federais. Algumas instituições grandes, como a Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Federal Fluminense (UFF) já haviam saído da greve antes.

O Andes disse que ainda haverá protestos por aumento dos salários. A entidade recusou a última proposta do governo federal, de 5,6% de reajuste em agosto do ano que vem. Os grevistas começaram a paralisação pedindo 27%.

“Terminamos a greve porque a negociação não avançava. A paralisação foi longa por responsabilidade do governo”, afirma Paulo Rizzo, presidente do Andes. Na semana passada, a Fasubra, sindicato dos funcionários técnicos-administrativos das universidades federais, aceitou a proposta do governo federal. “Isso, de certa forma, nos isolou”, diz.

O calendário de reposição de aulas deve ser decidido em cada universidade. Procurado, o MEC ainda não se manifestou.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.