Putin felicita Páscoa ortodoxa e destaca o papel da Igreja
Moscou, 12 abr (EFE).- O presidente da Rússia, Vladimir Putin, felicitou neste domingo os russos por ocasião da Páscoa em mensagem no qual destacou o “enorme papel” da Igreja ortodoxa na vida do país.
“A grande festa da Páscoa traz alegria e esperança a milhões de crentes, os vincula às fontes espirituais e às tradições da pátria”, assinalou o chefe do Kremlin em sua felicitação.
Putin, crente ortodoxo, participou esta madrugada do ofício religioso realizado pelo patriarca da Igreja Ortodoxa Russa, Kirill, no catedral moscovita de Cristo Salvador, o principal templo do país.
“A Igreja Ortodoxa Russa desempenha um enorme papel na conservação de nosso riquíssimo acervo histórico e cultural, no renascimento dos valores morais”, disse o chefe do Estado.
Putin acrescentou que a Igreja “se preocupa de maneira infatigável com a unidade da sociedade, o fortalecimento da família e a formação das novas gerações no espírito do civismo e do patriotismo”.
O presidente russo também disse que a Igreja desenvolve um “grande trabalho para solucionar problemas sociais e fortalecer a concórdia nacional e inter-religiosa no país”, esforço que “merece o mais profundo reconhecimento”.
A Igreja ortodoxa celebra a Páscoa no primeiro domingo depois da lua cheia, após o equinócio de primavera no hemisfério norte, calculado segundo o calendário juliano.
Devido a esta particularidade, o Domingo da Ressurreição dos ortodoxos coincide com o qual os cristãos realizam o rito ocidental só a cada três ou quatro anos. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.