Quase 10 mil imigrantes chegaram em apenas 6 dias à ilha grega de Lesbos

  • Por Agencia EFE
  • 21/08/2015 16h38

Genebra, 21 ago (EFE).- Quase 10 mil imigrantes chegaram à ilha de Lesbos em apenas seis dias – até quarta-feira -, o que transformou a última semana na maior do ano quanto às chegadas desde a Turquia, disse nesta sexta-feira a Organização Internacional de Migrações (OIM).

A Grécia se transformou -acima da Itália- na primeira porta de entrada à Europa para a imigração.

Só nos primeiros sete meses deste ano, 138.083 pessoas chegaram às ilhas do Mar Egeu, segundo os dados recolhidos e analisados pela OIM.

A coincidência com a alta temporada do turismo na Europa faz com que a maioria dos recém chegados não consiga lugar em um ferry comercial para chegar a Atenas, por isso que os imigrantes estão acampando perto do porto na cidade de Mitilini.

Três refúgios que foram instalados nessa ilha já chegaram ao máximo de sua capacidade.

A ilha não está equipada para receber tal número de chegadas, que se multiplicaram de forma alarmante nos últimos dois meses.

A Turquia, país de passagem na imigração para a União Europeia, recuperou em seu litoral neste ano mais de 30 mil pessoas, um número quase o dobro do que em 2014, indicou a OIM baseando-se em dados de seu pessoal destacado na Turquia.

Dos resgatados, 72% eram sírios, seguidos de afegãos e birmaneses. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.