Raúl Castro se reúne com o primeiro-ministro russo

  • Por Agencia EFE
  • 14/05/2015 15h26

Moscou, 6 mai (EFE).- O presidente cubano, Raúl Castro, se reúne nesta quarta-feira com o primeiro-ministro russo, Dmitri Medvedev, com quem abordará diversos assuntos da cooperação comercial e energética.

Segundo informou o governo russo, ambas as partes tratarão nesta tarde “da realização de projetos conjuntos nos âmbitos da energia, do transporte, da saúde e do setor farmacêutico”.

Além de se reunir com os dirigentes russos, Castro assistirá em 9 de maio na Praça Vermelha ao desfile militar por ocasião do 70° aniversário da vitória sobre a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial.

O líder cubano, que viajou pela última vez Moscou a 2009 após 23 anos, visita este país após o início, no final do ano passado, do processo de normalização de relações entre Cuba e Estados Unidos.

O presidente russo, Vladimir Putin, que visitou a ilha no ano passado, também receberá nesta semana seu colega cubano no Kremlin.

Os especialistas russos consideram que o degelo entre cubanos e norte-americanos não repercutirá nas relações entre Rússia e Cuba, resfriadas notavelmente após a queda da União Soviética em 1991, que deixou Havana sem seu principal patrocinador.

Desde o início do degelo entre Cuba e EUA, a Rússia intensificou os contatos com as autoridades da ilha para pôr em prática os acordos alcançados durante a última visita de Putin a Havana.

Então, Putin qualificou de “estratégicas” as relações entre os antigos parceiros comunistas, embora descartou em várias ocasiões a reabertura de uma base militar russa na ilha.EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.