Receita Federal alerta que não envia e-mails sobre malha fina a contribuintes
A Receita Federal alertou nesta segunda-feira (18) sobre um e-mail falso usando o nome da instituição. A mensagem diz que o contribuinte caiu na malha fina e o orienta a clicar em um link que, supostamente, levaria a um relatório sobre o Imposto de Renda 2018.
O órgão ressalta que não envia e-mails sobre a malha fiscal e não autoriza nenhuma instituição a mandar mensagens em seu nome. A Receita Federal ainda esclarece que mensagens dessa natureza devem ser apagadas, pois podem conter vírus podendo causar danos ao computador do usuário.
Como o e-mail abre a possibilidade de “entrega de documentação”, há ainda o risco de exposição de dados pessoais do cidadão, o que pode facilitar os mais diversos tipos de fraudes.
Para saber se o contribuinte caiu na malha fina, ele deve acessar o site da Receita Federal e buscar pelo Extrato da declaração. Na seção “Pendências de malha” do extrato, o contribuinte pode identificar se a declaração está retida na malha fina ou se há alguma pendência que possa ser regularizada.
*Informações da repórter Natacha Mazzaro
Assuntos
continue lendo
Notícias
Medalista olímpica, Leila do Vôlei tenta reeleição ao Senado pelo DF
É casada há quase 20 anos com o ex-atleta de vôlei de praia e campeão olímpico Emanuel Rego e tem um filho
- Renan Santos formaliza pedidos de impeachment contra Moraes e Toffoli, do STF Marcelo Bamonte · há 2 dias
- Alexandre Kalil, o ex-presidente do Atlético-MG, que foi prefeito de BH e agora quer o governo de MG Sarah Américo · há 3 dias
- Vorcaro perguntou se devia ‘estar fora’ para Moraes dois dias antes de ser preso Fernando Keller · há 4 dias
- Dentista do SUS e militante de esquerda: Quem é Samara Martins (UP), candidata à Presidência Lucas Peçanha · há 4 dias