Reforma tributária vai mudar IR e criar imposto único, indica Guedes
O governo Bolsonaro quer apresentar texto próprio de reforma tributária para tramitação no Congresso Nacional ainda na semana que vem. A proposta do ministro da Economia, Paulo Guedes, vai ser uma mescla entre os projetos que já tramitam no Congresso.
O texto do governo vai ser composto de um tripé que inclui a reforma do Imposto de Renda para pessoas físicas e jurídicas, a desoneração da folha de salários e a criação do IVA federal, um imposto único que substituirá PIS, COFINS, IPI e parte do IOF.
Paulo Guedes afirmou nesta quinta-feira (8), durante evento em São Paulo, que a intenção do governo neste momento é excluir tributos estaduais e municipais da reforma.
Mais cedo, no mesmo evento, o secretário da Receita, Marcos Cintra, reforçou que a decisão de não propor agora um imposto nacional único poderia prejudicar o andamento da reforma no Congresso. Cintra ainda ressalta que o projeto pretende simplificar impostos, mas deixa claro que não haverá queda na arrecadação.
Já o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, tem a convicção de que a proposta apresentada na Casa pelo deputado Baleia Rossi é a melhor opção e que terá apoio dos governadores.
Maia pondera, no entanto, que é importante compreender qual texto deve gerar maioria nas duas casas. O presidente da Câmara ainda acredita que a reforma tributária pode avançar nos próximos três meses. Ele entende que a reforma tributária envolve mais atores que a previdenciária e, por isso, deve ser mais complexa.
*Com informações da repórter Victoria Abel
Assuntos
continue lendo
Notícias
Ex-prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini é candidato ao governo do ES
Iniciou sua trajetória eletiva ao ser eleito deputado estadual para a Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) durante as eleições de 2018
- Estreante, conheça a médica Natasha Slhessarenko que disputa governo de MT e realizou o sonho da mãe Sarah Américo · há 1 semana
- Medalista olímpica, Leila do Vôlei tenta reeleição ao Senado pelo DF Júlia Lara · há 3 semanas
- Renan Santos formaliza pedidos de impeachment contra Moraes e Toffoli, do STF Marcelo Bamonte · há 3 semanas
- Alexandre Kalil, o ex-presidente do Atlético-MG, que foi prefeito de BH e agora quer o governo de MG Sarah Américo · há 3 semanas