Relatório da MP que combate fraudes no INSS será apresentado nesta terça (07)
O relatório da Medida Provisória que combate fraudes no INSS vai ser apresentado na próxima terça-feira (07). A comissão mista que analisa a proposta encerrou a fase de discussões na semana passada após quatro audiências.
Editada e enviada ao Congresso no mês de janeiro, a medida espera economizar quase R$ 10 bilhões nos primeiros 12 meses ao coibir benefícios previdenciários com indícios de irregularidades.
A matéria também muda regras para benefícios com auxílio-reclusão, pensão por morte e aposentadoria rural. No final da última reunião, o presidente da comissão, deputado Izalci Lucas (PSDB), indicou que os trabalhos devem ser encerrados ainda nesta semana.
A medida ainda cria um bônus para servidores e peritos que trabalharem para identificar as fraudes, alterando o cargo de perito médico previdenciário para perito médico federal.
De acordo com o INSS, hoje mais de R$ 16 bilhões são pagos por ano em benefícios irregulares, principalmente com auxílio-doença e aposentadoria por invalidez. O relator, deputado Paulo Eduardo Martins (PSC), elogiou a matéria.
Ao todo, 578 emendas foram apresentadas por deputados e senadores ao texto. O relator admitiu alterações, mas mantendo a espinha dorsal da proposta.
A medida provisória antifraudes tramita de forma separada à reforma da Previdência. A comissão especial que analisa a reforma na Câmara volta a se reunir nesta terça, para confirmar o plano de trabalho apresentado na semana passada. A previsão do colegiado é votar o texto até o final de junho.
*Informações do repórter Levy Guimarães
Assuntos
continue lendo
Notícias
Medalista olímpica, Leila do Vôlei tenta reeleição ao Senado pelo DF
É casada há quase 20 anos com o ex-atleta de vôlei de praia e campeão olímpico Emanuel Rego e tem um filho
- Renan Santos formaliza pedidos de impeachment contra Moraes e Toffoli, do STF Marcelo Bamonte · há 2 semanas
- Alexandre Kalil, o ex-presidente do Atlético-MG, que foi prefeito de BH e agora quer o governo de MG Sarah Américo · há 2 semanas
- Vorcaro perguntou se devia ‘estar fora’ para Moraes dois dias antes de ser preso Fernando Keller · há 2 semanas
- Dentista do SUS e militante de esquerda: Quem é Samara Martins (UP), candidata à Presidência Lucas Peçanha · há 2 semanas