Rio Amazonas sobe 2,24 metros e inunda cidade no norte do Peru
Lima, 16 fev (EFE).- O rio Amazonas transbordou nesta segunda-feira próximo à cidade de Iquitos, capital do departamento de Loreto, no norte do Peru, deixando inundados pelo menos quatro de seus distritos, alertou em comunicado o Serviço Nacional de Meteorologia e Hidrologia (Senamhi) do país.
O Senamhi decretou “alerta hidrológico vermelho” para a cidade de Iquitos, com cerca de 430 mil habitantes, depois de detectar que o leito do rio Amazonas está a 2,24 metros acima do seu nível normal.
O alerta prevê “impactos negativos sobre a cidade, que afetarão à população ribeirinha dentro do âmbito dos distritos de Punchana, Belém, San Juan e Iquitos”.
Por quanto, não há nenhuma informação oficial sobre vítimas ou danos causados pela enchente por parte do Instituto de Defesa Civil (Indeci).
O rio Maranhão, que passa a ser o Amazonas ao confluir com o rio Ucayali poucos quilômetros antes de Iquitos, já provocou outras inundações no departamento de Loreto, que em janeiro deixaram mais de 300 famílias desabrigadas e destruíram 1.000 hectares de plantações, segundo o último relatório do Indeci. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.