Rio Branco decreta estado de “calamidade pública” por inundações

  • Por Agencia EFE
  • 02/03/2015 13h10

Rio de Janeiro, 2 mar (EFE).- A cidade de Rio Branco decretou situação de “calamidade pública” pelo histórico aumento do nível de água do rio Acre, que causou inundações em vários bairros, informaram nesta segunda-feira fontes oficiais.

O rio Acre chegou hoje a uma cota de 17,78 metros e superou por dez centímetros a maior enchente que tinha sido registrada até agora, ocorrida em 1997, segundo informou a Defesa Civil.

Devido à cheia, pelo menos 5.836 pessoas foram evacuadas de seus lares e hospedadas em quatro refúgios instalados em pavilhões esportivos, centros educativos e no parque de exposições, segundo informou o Prefeitura.

O número de afetados em Rio Branco chega perto dos 50 mil e pelo menos 14 mil imóveis foram inundados em 38 bairros e 21 comunidades rurais dentro do limite municipal da capital.

A Prefeitura de Rio Branco, cidade com uma população de cerca de 308 mil pessoas, interrompeu as duas pontes que atravessam o centro da cidade e as vias próximas ao leito do rio por precaução.

As inundações também deixaram um grande número de afetados em outras locais do Acre.

Uma das áreas mais afetadas foi Brasiléia, localizada na fronteira boliviana e a 220 quilômetros de Rio Branco, que ficou praticamente submersa.

Em 2014, as inundações isolaram o estado do Acre durante vários dias do resto do Brasil, e as autoridades tiveram que usar aviões para garantir a provisão de alimentos. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.