Rio está à disposição para retirar entraves do setor de óleo e gás, diz Pezão

  • Por Estadão Conteúdo
  • 24/10/2016 13h12
Rio de Janeiro - O governador Luiz Fernando Pezão anuncia situação de emergência e repasse de verbas federais para conter crise no setor de saúde (Fernando Frazão/Agência Brasil) Fernando Frazão/ Agência Brasil Luiz Fernando Pezão

O governador licenciado do Estado do Rio, Luiz Fernando Pezão (PMDB), disse nesta segunda-feira (24) que o governo local está “à disposição” do setor de petróleo e gás para retirar qualquer entrave. Ao lado do presidente Michel Temer, Pezão defendeu as mudanças na gestão da Petrobras e nas regras do pré-sal, para retirar a obrigatoriedade de a estatal ser operadora única.

“As empresas e o governo do Rio têm um objetivo comum”, afirmou Pezão, em discurso na abertura do Rio Oil & Gas, principal evento do setor de petróleo e gás no País. “Estamos à disposição do setor para retirar qualquer entrave”, disse o governador.

No primeiro semestre, o governo do Rio enfrentou críticas após anunciar aumentos de impostos para o setor de petróleo e gás, como uma tentativa de ampliar a receita em meio a crise fiscal do Estado. Segundo Pezão, a queda nas cotações do petróleo fez o governo estadual perder cerca de R$ 5 bilhões em receitas com royalties e participação especial.

“Essa queda é um dos principais motivos para que a crise do Rio seja ainda mais grave”, afirmou Pezão, citando a queda dos investimentos da Petrobras como mais um motivo de redução na arrecadação de impostos.

Ainda assim, Pezão, que foi um dos aliados da ex-presidente Dilma Rousseff no PMDB que manteve seu apoio por mais tempo, comemorou os “novos ventos sobre o setor de petróleo, com a revisão da lei pré-sal e a política de preços realista da Petrobras”.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.