RSF diz que escassez de papel na Venezuela é uma forma de censura indireta

  • Por Agencia EFE
  • 12/09/2014 14h46

Paris, 12 set (EFE).- A organização Repórteres sem Fronteiras (RSF) classificou nesta sexta-feira de “censura indireta” a escassez de papel na Venezuela e pediu medidas que ajudem os jornais que se veem obrigados a reduzir ou suspender sua tiragem.

“A carência de papel representa uma censura indireta e constitui um golpe ao pluralismo e à liberdade de informação, gravemente atingidos na Venezuela”, afirmou a RSF em um comunicado.

A escassez de papel na Venezuela, devido ao controle da taxa de câmbio exercido pelo governo, obrigou pelo menos 37 jornais a reduzirem sua tiragem ou a interromperem sua circulação, segundo a RSF, organismo com sede em Paris.

A RSF deu como exemplo o caso do jornal mais antigo do país, o “El Impulso”, que após anunciar que deixaria de circular, conseguiu se manter graças a uma negociação “de última hora” com as autoridades venezuelanas.

“Pedimos que se tomem medidas similares para apoiar todos os periódicos do país que se viram obrigados a reduzir seu número de exemplares ou a suspender sua tiragem”, acrescentou a RSF, que defendeu ainda a continuidade das negociações “para que exista um abastecimento regular de papel”.

A Repórteres sem Fronteiras acrescentou que o governo do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, qualificado pelo organismo como “hostil aos meios de comunicação de oposição”, empreendeu “uma série de reformas legais e de compras de empresas que favorecem a criação de meios de comunicação pró-governo”. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.