Rússia parou de utilizar base aérea iraniana para ataques na Síria, diz Irã

  • Por Estadão Conteúdo
  • 22/08/2016 08h43
EFE avião russo

A Rússia parou, por enquanto, de usar uma base aérea no Irã para lançar ataques aéreos sobre a Síria, disse o porta-voz do Ministério de Relações Exteriores do Irã, nesta segunda-feira, 22, poucas horas após o ministro da Defesa do Irã criticar Moscou por ter tido uma atitude de “ostentação e nada educada” ao divulgar as suas ações. 

Não houve resposta imediata de Moscou, que estava usando a base aérea Shahid Nojeh para reabastecer seus bombardeiros contra a Síria pelo menos três vezes na semana passada. De acordo com a Rússia, os alvos eram militantes do Estado Islâmico. No entanto, diversos civis foram mortos.

O porta-voz do Ministério do Exterior, Bahram Ghasemi, disse a repórteres em Teerã que os ataques aéreos russos contra militantes na Síria eram “temporárias, com base em um pedido russo”. “Tudo está consumado, por agora”, acrescentou Ghasemi, sem dar mais detalhes.

Na semana passada, a Rússia anunciou que usaria uma base aérea no Irã, localizada a cerca de 50 km ao norte da cidade de Hamedan. As autoridades iranianas confirmaram a presença da Rússia um dia depois. 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.