Scotland Yard estuda relação entre desaparecimento de Madeleine e assaltos

  • Por Agencia EFE
  • 30/01/2014 13h56

Lisboa, 30 jan (EFE).- A polícia britânica está em Portugal para interrogar três supostos membros de uma quadrilha de ladrões que assaltava casas na região do Algarve por sua possível relação com o desaparecimento de Madeleine.

Foi o que informou nesta quinta-feira à Agência Efe o advogado dos pais da menina em solo português, Rogério Alves, que explicou que esta é uma das linhas de investigação que a Scotland Yard segue.

“Essas três pessoas serão ouvidas pelos agentes britânicos porque foi detectado que no dia do crime se estavam na região e tiveram uma forte atividade através de seus telefones, o que é considerado suspeito”, explicou o advogado.

“Ainda não se sabe o que aconteceu, mas uma das hipóteses cogitadas é que tenha havido um assalto à casa – na qual Madeleine dormia apenas com seus dois irmãos pequenos – e que por isso ela tenha desaparecido”, detalhou Alves.

Em entrevista à Agência Efe, o diretor nacional da Polícia Judiciária lusa, José Maria de Almeida Rodrigues explicou a pouca divulgação de detalhes: “Estamos sob segredo e não podemos dizer mais”, lembrou, após informar apenas sobre uma reunião entre a polícia portuguesa e a britânica ontem.

A chegada dos agentes da Scotland Yard acontece depois que a promotoria recebeu um pedido de “assistência judicial” para avançar em Portugal com a investigação sobre o desaparecimento em 2007 da menina britânica Madeleine McCann quando estava de férias com seus pais em um complexo turístico do Algarve.

De acordo com a versão de seus pais – que chegaram a ser declarados oficialmente suspeitos – Madeleine dormia no quarto com seus dois irmãos quando foram jantar, e uma hora e meia depois, quando voltaram, já não estava no quarto.

O processo judicial se deu por encerrado no ano 2008 sem que se chegasse a averiguar o que aconteceu à criança, que na época tinha três anos.

A Procuradoria geral portuguesa decidiu reabrir a investigação em outubro de 2013, depois que uma equipe da Polícia Judiciária (PJ) dedicada desde março de 2011 a retomar o caso encontrou novos indícios.

Ao mesmo tempo, a Scotland Yard também relançou no início de 2011 sua própria investigação e após um ano de análise da documentação acumulada sobre o caso reavivou as esperanças de encontrar a menina com vida ao publicar inclusive um retrato-falado da criança.

O advogado de Gerry e Kate McCann apontou hoje que existe uma “total colaboração” entre a polícia britânica e a portuguesa, embora tenha acrescentado que seguem “linhas de investigação diferentes”.

“Os pais sempre querem que o caso se resolva, mas não têm mais esperanças nessa investigação, que estuda a relação do desaparecimento de Madeleine com um assalto – do que em outras”, ressaltou. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.