‘Se for provada a tentativa de golpe, tem que ser preso’, diz Lula sobre Bolsonaro
Na última quinta-feira (20), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se manifestou publicamente após a denúncia da Procuradoria Geral da República que envolve o ex-presidente Jair Bolsonaro em uma suposta tentativa de golpe de Estado. Inicialmente, Lula adotou um tom moderado em suas declarações, mas a intensidade de suas palavras aumentou significativamente quando questionado sobre o pedido de indiciamento de Bolsonaro e outras 33 pessoas. O presidente destacou a gravidade dos fatos narrados e defendeu que, caso os crimes sejam comprovados, os envolvidos devem ser devidamente punidos.
Lula enfatizou que, se for provada a participação de Bolsonaro e de seu primeiro escalão na tentativa de golpe, que incluía planos de assassinato de um ministro da Suprema Corte Eleitoral, do presidente e do vice-presidente da República, a única saída seria a prisão dos responsáveis. Ele classificou a situação como extremamente grave, ressaltando que os envolvidos agiam como se estivessem tentando transformar o país em propriedade privada, em vez de governá-lo de acordo com os princípios democráticos.
Além disso, o presidente criticou duramente a movimentação no Congresso Nacional em favor da anistia, interpretando-a como uma espécie de autocondenação. Segundo Lula, aqueles que são inocentes devem provar sua inocência, e o que se observa é o contrário, com pedidos de anistia surgindo antes mesmo de um julgamento adequado.
*Com informações de Luciana Verdolin
[jp-related-posts ids=”1858179,1858171″]
*Reportagem produzida com auxílio de IA
continue lendo
Política
Com Lula, Alcolumbre e Fachin, Luis Felipe Salomão assume presidência do STJ
Ex-promotor de Justiça comandará a Corte no biênio 2026-2028; Mauro Campbell Marques será empossado como vice
- Da autocobrança ao esgotamento: como a busca pelo alto desempenho afeta o corpo e a mente Ana Carolina Oliveira · há 2 dias
- A sua marca não é mais sua Gustavo Hansel · há 7 dias
- Tarcísio diz que áudios de Flávio a Vorcaro não impactam relação com senador Jovem Pan · há 1 semana
- PF divulga parecer sobre acidente Voepass e indicia 16 pessoas Fernando Keller* · há 2 semanas