Sea Shepherd acusa baleeiros japoneses de ataque na Antártida

  • Por Agencia EFE
  • 24/02/2014 02h42

Sydney (Austrália), 24 fev (EFE).- A organização ambientalista Sea Shepherd denunciou nesta segunda-feira que a frota baleeira japonesa realizou na noite de domingo um ataque “não provocado” de seis horas contra um de seus navios, o Bob Baker, nas águas da Antártida.

Os dois arpoeiros japoneses, o Yushin Maru e o Yushin Maru 3, cruzaram mais de 30 vezes o proa do navio ecologista com cabos metálicos em uma aparente tentativa por danificar os lemes e propulsores do navio australiano.

O navio do Sea Shepherd tenta evitar a caça de baleias no continente gelado, segundo um comunicado divulgado pela própria organização na Austrália.

O Bob Barker estava no momento do ataque a 11 quilômetros do Nisshin Maru, embarcação da frota baleeira japonesa, que no domingo de manhã foi localizado pela terceira vez.

Durante o incidente, os ecologistas disseram que os baleeiros japoneses apontaram potentes luzes para cegá-los e impedir sua navegação e jogaram gelo contra as pequenas embarcações que tentavam repelir o ataque, que culminou com o afastamento do Nisshin Maru, iz o comunicado.

Apesar do ataque, o capitão do Bob Barker, Peter Hammarstedt, assegurou que sua tripulação vai continuar lutando contra o massacre “feroz” de cetáceos.

Trata-se do segundo ataque neste mês contra o Bob Barker, após um incidente no coemeço de fevereiro. EFE

watt/ma

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.