Secretário de Defesa dos EUA, Chuck Hagel,faz visita surpresa ao Afeganistão

  • Por Agencia EFE
  • 06/12/2014 08h12
  • BlueSky

Cabul, 6 dez (EFE).- O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Chuck Hagel, chegou neste sábado ao Afeganistão em uma visita surpresa, um dia depois de Ashton Carter ser nomeado seu sucessor pelo presidente Barack Obama.

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos anunciou através de sua conta oficial no Twitter a chegada de Hagel a Cabul, onde foi recebido pelo comandante da missão da Otan no Afeganistão (Isaf), o general John F. Campbell.

Um porta-voz da Isaf, Justin Hadlag, contou à Agência Efe que o secretário de Defesa americano se reunirá ao longo do dia com membros de alto categoria do governo afegão, mas não deu mais detalhes.

O presidente afegão, Ashraf Gani, chegou esta manhã a Cabul após participar de uma cúpula de mais de 50 países em Londres, onde foi encenado o apoio da comunidade internacional à transição política e econômica do Afeganistão.

A provável última viagem de Hagel a Cabul como secretário de Defesa, coincide com o fim, em 31 de dezembro da missão da Otan iniciada em 2001 no país, embora tanto os EUA como a Aliança Atlântica manterão tropas no Afeganistão além dessa data.

Os Estados Unidos manterão 9.800 soldados até 2024 e a Otan entre três mil e quatro mil militares com um novo papel a partir de 2015, de assessoria e equipamento das tropas locais, frente aos de 130 mil que havia em 2012.

O conflito no país asiático atravessa um de seus momentos mais sangrentos desde a invasão dos Estados Unidos, que derrubou o regime talibã há 13 anos.

Vários ataques insurgentes mataram civis e militares nas últimas semanas.

Pelo menos quatro insurgentes faleceram nas últimas 24 horas em dois ataques com drones na província de Laghman, no leste do Afeganistão, informou à Efe o porta-voz do governador da região, Sarhadi Zwak.

Além disso, o Ministério da Defesa afegão afirmou que outros 32 insurgentes morreram durante os últimos dois dias em operações do Exército em diferentes pontos do país. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.