Senado pode votar projeto que autoriza leilão de direitos de exploração do pré-sal nesta quarta (28)
O Senado remarcou para esta quarta-feira (28) a votação do projeto que leiloa 70% dos direitos de exploração do pré-sal, que hoje é todo da Petrobras. O projeto dá a outras empresas o direito de explorar até 3,5 bilhões de barris de petróleo.
A receita esperada com os leilões passa dos R$ 100 bilhões. Os senadores tentam há mais de uma semana chegar a um acordo sobre a partilha do dinheiro arrecadado. O único consenso é que parte da verba vai para estados e municípios, mas ainda não foi definido quanto.
O presidente do Senado, Eunício Oliveira, negocia com representantes do atual e do próximo governo e indicou que pode, enfim, chegar a um acordo: “fiz vários encontros com ministros Guardia e o indicado Paulo Guedes para encontrarmos um caminho de ajudar com uma divisão com Estados e municípios. O acordo está muito próximo de ser fechado”.
O Planalto tem pressa para pôr em prática a medida. Uma das metas é aprovar o texto sem alterações e assim evitar que a matéria volte para a Câmara, onde já foi aprovada.
A tendência é que ao sancionar o projeto, o presidente Michel Temer envie uma outra medida com a divisão do dinheiro dos leilões, como sinalizou a líder do MDB, senadora Simone Tebet: “aprovamos o texto da forma como veio da Câmara e no tempo que o presidente tem, é o tempo que se teria para chegar a alguma coisa”.
Quem também vai tomar as rédeas nas negociações é o senador Romero Jucá, também do MDB, que reassumiu o cargo de Líder do Governo.
*Informações do repórter Levy Guimarães
Assuntos
continue lendo
Notícias
Medalista olímpica, Leila do Vôlei tenta reeleição ao Senado pelo DF
É casada há quase 20 anos com o ex-atleta de vôlei de praia e campeão olímpico Emanuel Rego e tem um filho
- Renan Santos formaliza pedidos de impeachment contra Moraes e Toffoli, do STF Marcelo Bamonte · há 2 semanas
- Alexandre Kalil, o ex-presidente do Atlético-MG, que foi prefeito de BH e agora quer o governo de MG Sarah Américo · há 2 semanas
- Vorcaro perguntou se devia ‘estar fora’ para Moraes dois dias antes de ser preso Fernando Keller · há 2 semanas
- Dentista do SUS e militante de esquerda: Quem é Samara Martins (UP), candidata à Presidência Lucas Peçanha · há 2 semanas