Senado russo autoriza emprego de tropas para estabilizar situação na Crimeia

  • Por Agencia EFE
  • 01/03/2014 13h43

Moscou, 1 mar (EFE).- O Conselho da Federação (câmara alta do Parlamento russo) autorizou neste sábado o emprego de tropas militares para estabilizar a situação na Crimeia, república autônoma ucraniana de maioria russoparlante.

Em uma reunião convocada em caráter de urgência, o Senado deu “sinal verde” ao pedido do presidente russo, Vladimir Putin, e autorizou por unanimidade o emprego de tropas na Crimeia.

A presidente do Senado russo, Valentina Matvienko, precisou que a autorização entrou em vigor de forma imediata após sua aprovação.

“Esta decisão é oportuna e importante, já que outorga ao nosso presidente a possibilidade de atuar no âmbito da legitimidade para defender os interesses e os direitos da nossa gente”, declarou Matvienko.

O representante plenipotenciário de Putin perante o Senado para autorização do uso das tropas, Grigori Karasin, adiantou que, apesar do líder do Kremlin ter recebido autorização, não significa que o mesmo tenha que aplicar de forma imediata.

Pouco antes, Putin solicitou autorização ao Senado para o emprego das tropas russas a fim de normalizar a situação nesta república autônoma ucraniana.

“Devido à extraordinária situação na Ucrânia, a ameaça para a vida dos cidadãos da Federação da Rússia (…), ao contingente das Forças Armadas da Federação da Rússia aquarteladas na Ucrânia (…) solicito ao Conselho da Federação (Senado) o emprego das Forças Armadas da Federação da Rússia em território da Ucrânia até a normalização sociopolítica nesse país”, assinala o documento citado pelo Kremlin.

As autoridades ucranianas, por outro lado, denunciaram a tomada em massa de alvos estratégicos na república autônoma da Crimeia por militares russos, entre muitos outros o aeroporto de Simferopol – a capital republicana -, um posto da Guarda de Fronteiras em Sebastópol e uma base antimísseis das Forças Aéreas da Ucrânia.

Homens armados com fuzis de assalto rodeiam o aeroporto de Simferopol, enquanto soldados da Frota do Mar Negro russa vigiam o porto marítimo “Crimeia-Cáucaso”, que conecta por mar o território ucraniano com a Rússia.

Um navio de desembarque russo da classe “Zubr”, capaz de transportar marines e blindados pesados, entrou hoje sem distintivos no porto comercial de Teodósia, onde permanece atracado, segundo a imprensa local.

Ontem, sete helicópteros de combate e oito aviões caça violaram o espaço aéreo da Ucrânia, assim como dez veículos blindado da Rússia entraram em Simferopol.

A Guarda de Fronteiras da Ucrânia declarou que seus navios se encontram em estado de alerta de combate para proteger alvos militares ucranianos. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.