Sérvia estima que até 3 mil refugiados entrarão no país diariamente

  • Por Agencia EFE
  • 24/08/2015 10h20

Zagreb, 24 ago (EFE).- A Sérvia alertou nesta segunda-feira que de 2 mil a 3 mil refugiados entrarão diariamente no país dentro das próximas seis ou oito semanas.

“Apesar de ser um número que nós podemos enfrentar, a Sérvia não pode lidar com esse peso sozinha”, disse o comissário para refugiados e migrações da Sérvia, Vladimir Cucicao, canal “TV Pink”.

Ele adiantou que, perante a situação, o governo em Belgrado pedirá doações à União Europeia (UE) e a Agência das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur), assim como a Estados Unidos, Alemanha e Rússia.

De acordo com Cucic, aproximadamente, 90 mil imigrantes passaram pela Sérvia desde o começo do ano. O total corresponde às estimativas que a Acnur forneceu ontem à Agência Efe sobre o país. Segundo o órgão da ONU, desde 1º de janeiro deste ano, 180 mil pessoas ingressaram no país, sendo que apenas a metade entrou legalmente.

O fluxo aumentou há dois meses, em especial nos últimos dias, tendo como exemplo a noite do último sábado, quando mais de 7 mil refugiados entraram na Sérvia vindos da Macedônia.

De acordo com a porta-voz do Acnur Mirjana Milenkovic, a maioria desses imigrantes passa pela Sérvia somente para chegar à Hungria e de lá ao destino final, que costuma ser Alemanha e Suécia.

Segundo o governo, 57% desses refugiados são da Síria, 23% pertencem ao Afeganistão, 8% saíram do Iraque, e uma pequena quantidade veio da Eritreia e da Somália. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.