Sobe para 27 o número de mortos após tempestades de neve no Himalaia nepalês

  • Por Agencia EFE
  • 17/10/2014 02h54

Katmandu, 17 out (EFE).- O número de mortos na cordilheira do Himalaia no Nepal, após fortes chuvas e tempestades de neve, subiu para 27 – entre eles vários turistas estrangeiros -, e três pessoas seguem desaparecidas, informaram à Agência Efe fontes oficiais.

Nas últimas horas, as autoridades encontraram mais corpos nas montanhas, aumentando o total de vítimas da tragédia, disse o delegado do governo no oeste do Nepal, Dinesh Kumar Thapaliya.

Entre os mortos há pessoas do Canadá, da Índia, da Eslováquia, da Polônia e do próprio Nepal.

Até o momento, 226 pessoas foram resgatadas com vida, segundo um porta-voz da Associação de Agentes de Montanhismo do Nepal.

O exército nepalês continua com as operações de busca e resgate, principalmente na passagem Throung A, que fica a 5.419 metros de altura.

As autoridades temem que haja um grande número de pessoas isolada nesse local, já que a região de Annapurna é muito popular entre os praticantes de trekking e montanhismo.

Cerca de 90 mil pessoas estiveram nas montanhas do Himalaia em 2013, das quais 20 mil cruzaram a passagem de Throung A, segundo dados do Projeto de Conservação da Área de Annapurna.

A passagem do ciclone Hudhud pela Índia – onde deixou 24 mortos – acabou produzindo chuvas e tempestades de neve incomuns nos dois últimos dias no Nepal, em plena alta temporada de montanhismo no Himalaia.

Acidentes mortais no Himalaia, no entanto, são relativamente comuns. Em setembro, um alemão e um italiano morreram após uma avalanche.

Em abril, doze sherpas nepaleses não sobreviveram e outros três ficaram gravemente feridos depois de serem atingidos por um desmoronamento quando se dirigiam a um acampamento no Everest. EFE ms-jlr/lvl

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.