SP entra em estado de atenção e tem pontos de alagamento com fortes chuvas

  • Por Jovem Pan
  • 27/01/2016 16h20
São Paulo 20/12/2015 Chuva forte na cidade neste domingo visto do bairro da Aclimação. Foto Paulo Pinto/Fotos Publicas Paulo Pinto/ Fotos Públicas - 20/12/2015 Chuva em São Paulo

Todas as regiões da cidade de São Paulo estão em estado de atenção para alagamento devido à forte chuva que cai na capital paulista na tarde desta quarta-feira (27).

A precipitação desta quarta traz chuva forte, tem deslocamento rápido sentido norte/sul e traz grandes reajadas de vento. Há possibilidade de granizo. Ventos de até 50 km/h foram registrados no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos.

Às 16h22, havia 14 pontos de alagamento na cidade ativos, oito deles intransitáveis, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências. Dois deles são na Avenida Alcântara Machado, a Radial Leste. Veja todas as regiões abaixo:

O técnico de meteorologia do CGE, Adilson Nazário, no entanto, alerta que o número pode subir. Quem registra os alagamentos é a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), que repassa as informações para o CGE. Nazário reconhece que áreas mais extremas da capital são pouco monitoradas.

Essa chuva se formou no interior do estado e encontrou um “ambiente favorável para que as instabilidades cresçam”, como o calor e a alta umidade desta manhã, ao alcançar a capital, explica o técnico do CGE.

Algumas das áreas mais atingidas eram Guarulhos, Jaçanã e Tremembé. Outras cidades da Grande SP fortemente atingidas eram Osasco, Cotia e Embu.

Veja a previsão para os próximos dias, de acordo com o site do CGE:

Na quinta-feira (28) o dia inicia com temperatura na casa dos 20ºC, sol entre muitas nuvens e vento predominante de sudeste. A temperatura máxima deve ficar por volta dos 27ºC, enquanto as menores taxas de umidade do ar permanecem acima dos 52%. As chuvas diminuem de intensidade e devem ocorrer de forma esparsa no período da tarde, com baixo potencial para a formação de alagamentos. Os ventos que sopram do mar amenizam a sensação de calor ao longo do dia.

A sexta-feira (29) amanhece com sol entre muitas nuvens e termômetros na casa dos 21ºC. Os ventos mudam de direção e passam a soprar do quadrante norte, mas as temperaturas ainda não sobem muito em função da grande variação de nebulosidade. Máxima prevista de 27ºC, com percentuais de umidade entre 57% e 95%. As chuvas voltam a ocorrer entre o meio da tarde e o início da noite na forma de pancadas intermitentes, sem uma região preferencial para o início das precipitações.

As simulações atmosféricas mais recentes indicam que as temperaturas voltam a se elevar neste final de semana, com valores acima dos 30ºC. As condições para a ocorrência de chuvas diminuem sensivelmente sobre a região da Capital paulista e Grande São Paulo.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.