STF decide que ações contra liberdade de expressão em 2018 vão contra a Constituição
O Supremo Tribunal Federal decidiu por unanimidade que são inconstitucionais manifestações que vão contra à liberdade de expressão de alunos e professores dentro das universidades.
Também foram consideradas contra à Constituição tentativas de impedir a propagação de ideologias ou pensamento dentro das faculdades. A decisão foi tomada pelo plenário da Corte em sessão virtual, nesta quinta-feira, em uma ação que começou a ser julgada no 2º turno das eleições de 2018.
Naquela época, universidades públicas foram alvos de operações policiais autorizadas por juízes eleitorais, após serem acusadas de propagar campanhas político-partidárias.
A ministra Cármen Lúcia afirmou que “impor-se à unanimidade universitária, impedindo ou dificultando a manifestação plural de pensamentos é trancar a universidade, silenciar o estudante e amordaçar o professor”.
Segundo o entendimento dos ministros, é inconstitucional qualquer interpretação da lei eleitoral que leve a ato judicial ou administrativo que possibilite, determine ou promova o ingresso de agentes públicos em universidades públicas e privadas.
Os ministros também decidiram que não deve haver a coleta irregular de depoimentos pela prática de manifestação livre de ideias e divulgação do pensamento nas faculdades ou em equipamentos sob a administração de universidades públicas e privadas
*Com informações do repórter Leonardo Martins
Assuntos
continue lendo
Política
Toffoli: plataformas digitais têm contribuído com a Justiça, se não, sabem que podem sair do ar
Ele afirma que o trabalho conjunto para se evitar que materiais de intenções "obscuras" sejam usados como munição política entre candidatos
- Datafolha: Flávio Bolsonaro é rejeitado por 46%; Lula, por 45% Jovem Pan · há 2 dias
- ‘Bondades’ anunciadas por Lula em 2026 somam até R$ 178,1 bilhões ao ano Jovem Pan · há 1 semana
- Trump diz que Groenlândia tem maior reserva de petróleo do mundo e que ela será explorada Estadão Conteúdo · há 2 semanas
- Eleições 2026: mais de 33,4 milhões de brasileiros deixaram de votar no 1º turno Jovem Pan · há 3 semanas