Suécia rejeita pedido de prisão de Julian Assange por estupro
A Justiça da Suécia rejeitou nesta segunda-feira (3) um pedido de procuradores para que o fundador do Wikileaks, Julian Assange, fosse detido. Ele é acusado de ter cometido um estupro em 2010.
Assange, que é cidadão australiano, cumpre pena de 50 semanas de prisão no Reino Unido. Ele está preso porque violou os termos da liberdade condicional, ao passar 7 anos na embaixada do Equador, em Londres, para evitar a extradição para a Suécia.
Na prática, então, a decisão do tribunal sueco desta segunda-feira, de não exigir a detenção de Assange na Suécia, significa que ele não pode ser extraditado para a o país neste momento.
A procuradora Eva-Marie Persson disse que as investigações contra Assange vão continuar e não serão significativamente afetadas pela decisão da Corte.
Já o advogado de Assange, Per Samuelson, comentou que a decisão foi uma vitória para o fundados do Wikileaks e para a Suécia, que teria sido fiel à lei. Para o advogado, a decisão de rejeitar o pedido de prisão é uma prova de que os procuradores estão conduzindo o caso de uma forma errada.
Os Estados Unidos também já pediram a extradição de Julian Assange, com base em acusações de conspiração.
*Com informações da repórter Mariana Janjácomo
Assuntos
continue lendo
Mundo
Bloco de centro-esquerda lidera eleições gerais da Suécia
Com 90% dos votos apurados, extrema direita vai perdendo terreno no país; resultado oficial pode demorar dias para ser confirmado
- Medalista olímpica, Leila do Vôlei tenta reeleição ao Senado pelo DF Júlia Lara · há 2 semanas
- Renan Santos formaliza pedidos de impeachment contra Moraes e Toffoli, do STF Marcelo Bamonte · há 2 semanas
- Alexandre Kalil, o ex-presidente do Atlético-MG, que foi prefeito de BH e agora quer o governo de MG Sarah Américo · há 2 semanas
- Vorcaro perguntou se devia ‘estar fora’ para Moraes dois dias antes de ser preso Fernando Keller · há 2 semanas