Suíça: proposta de expulsão de estrangeiros por crimes menos graves é rejeitada

  • Por Agência Estado
  • 28/02/2016 12h41
EFE Proposta de expulsão de estrangeiros por crimes menos graves é rejeitada na Suíça (EFE)

Os eleitores suíços rejeitaram proposta, apresentada por um partido nacionalista, que previa a expulsão automática de estrangeiros que cometam crimes até mesmo de menor gravidade. A informação é da emissora pública Swiss SRF, horas depois do fechamento das urnas.

A SRF citou o grupo de pesquisa política gfs.bern, com a projeção de que a medida seria rejeitada por 59% dos eleitores, com base em resultados parciais de algumas áreas de votação.

O resultado é uma derrota para o Partido do Povo Suíço, que tinha feito campanha pela regra. A rejeição é também uma reviravolta em relação às pesquisas de opinião do ano passado, que haviam previsto que a proposta seria aceita.

Se a proposta tivesse passado, a lei teria a previsão de expulsão de qualquer estrangeiro, seja para crimes graves, como homicídio, ou de menor gravidade, como ameaça a funcionários ou dar falso testemunho – desde que estes crimes fossem cometidos duas vezes em um espaço de 10 anos.

Uma ampla coalizão de partidos políticos e especialistas legais saiu contra o plano nos últimos meses, argumentando que ele era “desumano”, e que efetivamente, as novas regras criariam um sistema de justiça de dois níveis, que trataria mais de 2 milhões de estrangeiros na Suíça – cerca de um quarto da população – com maior rigidez.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.