Procon-SP multa Facebook em mais de R$ 11 milhões por queda de serviço

Falha que aconteceu em 4 de novembro deixou mais de 150 mil brasileiros sem as redes sociais

  • Por Jovem Pan
  • 07/12/2021 01h00
IGOR DO VALE/ESTADÃO CONTEÚDO Tela de smartphone com ícones do Instagram, Fcebook e WhatsApp Aplicativos tiveram queda de 6 horas no início de novembro

O Procon de São Paulo multou a empresa responsável pelas redes sociais Facebook, Instagram e Whatsapp em mais de R$ 11 milhões por má prestação de serviço. A reclamação cita a falha que deixou os aplicativos fora do ar por cerca de 6 horas no dia 4 de outubro. O problema na prestação do serviço afetou mais de 91 mil consumidores brasileiros do Facebook, mais de 90 mil do Instagram e mais de 156 mil do WhatsApp. O Procon cita ainda cláusulas abusivas nos termos de uso dos três aplicativos, como a possibilidade de alteração unilateral do contrato por parte da empresa, mudança do nome de usuário da conta, encerramento ou alteração do serviço e remoção ou bloqueio de conteúdo. Além disso, o Facebook se desobriga da responsabilidade por problemas que possam ocorrer na prestação dos serviços. O criador da rede social Facebook, Mark Zuckenberg, perde US$ 6 bilhões durante as seis horas de falha.

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