Tempestade Bill se forma no litoral do Texas

  • Por Agencia EFE
  • 16/06/2015 01h42

Austin (EUA), 15 jun (EFE).- A tempestade tropical Bill se formou nesta segunda-feira no Golfo do México e avança a uma velocidade de 19 km/h em direção à costa do Texas (EUA), segundo informou o Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês).

Em um alerta, o NHC informou que o Bill se formou a 250 quilômetros a sudeste de Galveston (Texas) e registra ventos máximos sustentados próximos de 85 km/h, com sequências inclusive superiores.

Espera-se que Bill chegue à terra durante a próxima madrugada e que seu impacto seja em forma de fortes chuvas, transbordamento de rios e inundações em partes do Texas e Louisiana durante terça-feira e quarta-feira, e penetre em Oklahoma e na região montanhosa dos Ozarks entre quinta e sexta-feira.

Segundo o NHC, “se prevê um enfraquecimento depois que o centro se movimente sobre terra na terça-feira e espera-se que Bill se transforme em depressão tropical na terça-feira à noite”.

O nível de água no litoral do Texas pode subir entre 90 centímetros e 1,20 metro acima do nível do mar, enquanto no oeste da Louisiana entre 30 e 60 centímetros.

As autoridades no Texas emitiram uma ordem de evacuação voluntária para todos os moradores, cerca de 3.000, da Península Bolívar, situada no condado de Galveston, perante a iminente chegada de Bill.

Texas e Oklahoma foram os principais atingidos pelas tempestades, tornados e inundações de maio passado, que deixaram cerca de 40 mortos entre os dois Estados sulinos. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.