Temporal deixa rastro de morte e destruição no Texas e em Oklahoma

  • Por Agencia EFE
  • 26/05/2015 19h25

Austin, 26 mai (EFE).- As tempestades que castigaram durante os últimos três dias os estados do Texas e de Oklahoma, nos Estados Unidos, deixaram milhares de casas destruídas e um balanço provisório de 12 mortos, número que pode aumentar durante as busca de uma dúzia de desaparecidos.

A cidade de Houston amanheceu hoje totalmente inundada após uma noite de fortes tempestades que deixaram dois mortos, cerca de 60 mil imóveis sem energia elétrica e 500 resgates, informou hoje a prefeita Annise Parker.

Muitos dos resgates foram nas estradas que margeiam a cidade.

Além disso, dezenas de pessoas ficaram presas e passaram a noite no Toyota Center, o pavilhão em que o Houston Rockets venceu o Golden State Warriors em uma partida da NBA na segunda-feira à noite.

As aulas de mais de 215 mil estudantes foram suspensas hoje.

Por outro lado, o Escritório de Emergências do condado de Hays, no centro do Texas, um dos mais afetados pelas tempestades, informou hoje da morte de um homem por causa das inundações.

No condado de Hays, as equipes de resgate buscam uma dúzia de pessoas, a maioria famílias que passavam férias na cidade de Wimberley, que desapareceram após a cheia do rio Blanco.

“Há ruas inteiras em que só uma ou duas casas ficaram de pé, o resto é só ruína”, explicou Kharley Smith, coordenadora de gestão de emergências do condado, ao informar que 70 casas foram destruídas e 1.400 danificadas.

Há outras 30 pessoas que amigos e familiares não conseguiram contactar, mas que ainda não são consideradas desaparecidas.

O governador do Texas, Greg Abbott, declarou na segunda-feira estado de emergência em 24 condados por causa dos tornados.

Hoje o presidente americano, Barack Obama, mostrou seu apoio a Abbott e ofereceu recursos federais para enfrentar os danos do temporal.

“Prometi que pode contar com o governo. Já temos equipe em terra e estão coordenando com as autoridades no Texas para responder aos seus pedidos”, disse.

No estado vizinho, Oklahoma, as autoridades reportaram a morte de quatro pessoas entre o fim de semana e esta segunda-feira.

Uma mulher morreu em seu veículo em Tulsa arrastada pela correnteza; um homem durante a tempestade; outra mulher morreu em Blue quando um tornado arrasou sua casa pré-fabricada; e um bombeiro perdeu a vida em Claremore quando trabalhava no resgate de outras pessoas.

As fortes chuvas que estão caindo na região há três semanas acabaram com uma seca de quase cinco anos no Texas, enchendo lagos e reservas de água. EFE

at/cd

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.