Terremoto de 6,5 graus sacode Barbados e outras ilhas das Pequenas Antilhas

  • Por Agencia EFE
  • 18/02/2014 16h02

Bridgetown, 18 fev (EFE).- Um terremoto de 6,5 graus na escala Richter sacudiu Barbados e outras ilhas das Pequenas Antilhas nesta terça-feira, sem provocar danos de importância.

A diretora do Departamento de Gestão de Emergências de Barbados, Judy Thomas, pediu calma à população e descartou qualquer tipo de alerta por deslizamento de terras ou avisos de maremoto na área.

Além disso, Thomas lembrou que a Unidade de Pesquisas de Terremotos de Trinidad e Tobago já adverte há tempo que a área poderia sofrer em breve um grande sismo, após um tremor de 7 graus que ocorreu no Haiti em janeiro de 2010 e deixou cerca de 300 mil mortos.

Outras locais que relataram ter sentido o tremor, que durou menos de um minuto, segundo diferentes testemunhos, foram Martinica, Santa Lúcia, Dominica, São Vicente e Granadinas, Trinidad e Tobago, Guadalupe e inclusive a Venezuela.

Em nenhum desses lugares se informou de danos graves, mas as autoridades locais insistiam hoje em pedir prudência, principalmente nas zonas litorâneas, perante o temor que se tivessem danificado estruturas ou se produzissem réplicas.

O terremoto de hoje foi o segundo de maior intensidade que se sente na região caribenha desde que em 2007 se reportou um de 7,3 graus em Martinica. No mês passado outro de 6,5 graus também foi sentido em Porto Rico e outras ilhas próximas. EFE