Terremoto de magnitude 5,9 sacode Ilhas Molucas na Indonésia
Bangcoc, 9 dez (EFE).- Um terremoto de magnitude 5,9 atingiu nesta terça-feira o mar das Ilhas Molucas, no norte da Indonésia, sem que as autoridades tenham informado sobre vítimas ou emitido um alerta de tsunami.
O epicentro do terremoto foi localizado a 36 quilômetros de profundidade e a 132 quilômetros ao leste da cidade de Bitung, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, sigla em inglês), que monitora a atividade sísmica no mundo todo.
O Centro de Alertas de Tsunami do Pacífico não emitiu nenhum aviso para o risco de ondas gigantes.
A área afetada pelo terremoto sofreu uma série de movimentos sísmicos nas últimas semanas que, inclusive, levaram as autoridades a ativar o alerta de tsunami em meados de novembro, após um tremor de magnitude 7,3.
No dia 26 de dezembro de 2004, um terremoto no norte da ilha indonésia de Sumatra gerou um tsunami que causou mais de 226 mil mortes em uma dúzia de nações banhadas pelas águas do Oceano Índico.
A Indonésia está localizada sobre o chamado “Anel de Fogo do Pacífico”, uma área de grande atividade sísmica e vulcânica que é sacudida, todos os anos, por cerca de 7 mil tremores, a maioria deles moderados. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.