Terremotos no Nepal causaram danos em 242 templos do Tibete

  • Por EFE
  • 19/05/2015 07h46

Escultura em templo nepalês durante celebração do aniversário de Buda. Preocupados com a situação pós-terremoto EFE/Narendra Shrestha Escultura em templo nepalês durante celebração do aniversário de Buda

Os terremotos que atingiram o Nepal em 25 de abril e 12 de maio causaram danos em 242 templos na vizinha região do Tibete (sudoeste da China), informou nesta terça-feira o escritório de assuntos religiosos dessa divisão administrativa.

Os tremores, que deixaram 25 mortos e cerca de 800 feridos no Tibete, obrigaram o realojamento de 2.566 monges budistas desses templos em refúgios temporários, destacou o organismo à agência “Xinhua”.

Todos os templos ficam na comarca de Xigaze, no sudoeste do Tibete, junto à face norte do Everest.

Um dos recintos religiosos danificados é o Templo de Qoigar, cujo abade, Jamba Gonbo, relatou à “Xinhua” que os tremores tinham danificado pelo menos 20 estátuas de Buda e derrubado completamente a zona de dormitórios dos monges, por isso que estes foram transferidos a acampamentos em zonas seguras.

Os terremotos, que deixaram cerca de 9 mil mortos no vizinho Nepal, afetaram cerca de 300 mil tibetanos, dos quais 52 mil tiveram que ser realojados.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.